Alteração no curso SIM

Caros colegas,

Como sabem na passada quarta-feira houve uma reunião no ISLA onde falamos de algumas alterações ao nosso curso, a saber:

1 – Mediante as novas directivas do Ministério da Educação, todas as faculdades tiveram de efecturar várias alterações no seus cursos bem como na sua estrutura de docentes.

2 – Estas novas regras implicaram que o ISLA fizesse alterações estruturais nos cursos, no nosso caso, a alteração proposta é passar a designação de Licenciatura de Sistemas de Informação e Multimédia para Engenharia Multimédia.

3 – O novo curso foi proposto á ANET (Associação Nacional de Engenheiros Tecnicos) que para aprovar o nosso curso como Engenharia teriamos de ter mais 1 cadeira de matemática, então o ISLA decidiu incluir uma cadeira chamada Estatistica II em deterimento de uma cadeira do 3ºano.

4 – Nenhum aluno será prejudicado, pois a carga horaria será a mesma, nem teremos mais cadeiras nem mais horas de aulas.

Posto isto, cabe a cada um de nós ponderar se esta alteração é ou não benéfica, deixo aqui o desafio para que cada um dê a sua opinião para que no inicio das aulas, e se houver alguma situação para ser dicutida, podermos falar com as pessoas de direito.

Na minha opinião, acho a alteração benéfica para nós, apenas fico com algumas dúvidas em relação à parte do curso que temos tido relacionada com “sistemas de informação” que é completamente abafada por esta nova designação, e como todos sabemos mais de 45% das cadeiras que temos tido estão relacionadas com Gestão e Sistemas de Informação, estando a parte de “Multimédia” muito menos presente.

Agradeço o vosso rápido feedback.

Beijos e abraços,

Nuno Rodrigues

16 Respostas to “Alteração no curso SIM”

  1. Nuno Ramos Says:

    Já pesquisei outras instituições que ministram o curso de Engenharia Multimédia e constacto que toda a injecção de programação até aqui levamos é ,com esta nova denominação de curso, relegada para segundo plano reforçando a componente multimédia. Acho que no final iremos ser prejudicados visto que temos vindo a levar uma forte componente nos sistemas de informação. Podem ver no plano curricular do Istec(www.istec.pt) que o prato forte são disciplinas de Multimédia e Web aplications. Pelo menos face a esta instituição ficamos para trás na altura da disputa no mercado de trabalho. ESTE É O MEU PONTO DE VISTA.

  2. Clemente Fernandes Says:

    Bem, numa análise muito superficial, a alteração do curso para engenharia julgo ser benéfica, no entanto partilho do ponto de vista do Nuno Ramos. E na minha modesta opinião, acho que devemos discutir já (e não depois) com quem de direito, sobre a possibilidade de no 3º ano alterar disciplinas teóricas ou de conteúdos desfasados (com menos interesse) do novo curso, por disciplinas de Multimédia e Web que nos possam ajudar a recuperar a diferença em relação a outras instituições!
    É a minha modesta opinião.

  3. Fernando Carvalho Says:

    Na minha opinião a alteração da designação do curso é benéfica. Concordo quando dizem que a componente de Sistemas de Informação vai ficar abafada em relação ao novo nome, mas em relação às cadeiras e à concorrência com outras instituições com o mesmo curso vamos ser realistas, quantas são as organizações patronais que vão ver o plano de estudos do curso dos seus trabalhadores? normalmente o mais importante é nome, é muito melhor dizer que somos Engenheiros Multimédia do que Licenciados em SI e Multimédia. Mas esta é a minha opinião. E também temos a vantagem que podemos dizer que somos os únicos Eng. Multimédia com conhecimentos em Sistemas de Informação😉

  4. Ana Paula Says:

    Concordo com a opinião do Fernando Carvalho. Passemos a Engenheiros,
    e a componente multimédia fica desfalcada.

  5. atmd Says:

    Eu, pessoalmente, e falando apenas da designação do curso, concordo com a alteração do nome para Engenharia Multimédia. Até porque passará a ser uma licenciatura reconhecida pela ANET (Associação Nacional de Engenheiros Técnicos), o que por si só é uma mais valia para nós.

    Quanto ao conteúdo programático do curso estou com o Fernando, as empresas não querem saber que cadeiras tivemos ou deixamos de ter, querem é saber o que sabemos ou não fazer …

    Relativamente à questão da componente Sistemas de Informação sou da opinião que deveríamos propor ao ISLA a conclusão do curso com a designação actual – Sistemas de Informação e Multimédia

    Quem pretendesse obter a licenciatura em Engenharia Multimédia teria apenas de fazer Estatística II…🙂

    Isto sim era uma excelente ideia…😉

  6. Ludgero Says:

    É uma mais valia passarmos a ser reconhecidos pela Ordem de Engenheiros.
    É uma mais valia termos mais conhecimentos de Sistemas de Informação que os nossos colegas de outras instituições.
    Proponho que se pense numa possível alteração do nome do curso passando de Engenharia Multimeida e Sistemas.
    Seria bom poder contar com mais cadeiras ligadas à multimédia. É fazer a proposta!!!
    Quanto ao mais, siga prá frente que é o caminho e nós já estamos a chegar ao fim…
    O que já andamos foi óptimo… e juntos… ainda vai ser melhor o resto da caminhada!
    Amigos e Engenheiros… boa sorte e muito empenho para o 3º ano

  7. Ugo Says:

    Eu apoio a mudança para Engenharia. É certo que a parte de sistemas de informação fica a perder e o curso fica a partir de agora até meio estranho por ter lá essas cadeiras à mesma. Contudo, e tendo em conta a crise do mercado de trabalho hoje em dia, acho que devemos aproveitar todas as mais valias e certamente que o prefixo “ENG” nos abre muitas e melhores portas. E como já foi acima referido, ninguém se vai dar ao trabalho de ir ver o nosso plano curricular. A única coisa que podem ver são as principais unidades curriculares que escrevermos no nosso curriculum, e aí cada um põe as que quiser.

    Já para nem falar que como Engenheiros, podemos ganhar mais e fazer menos🙂

  8. Carlos Moreira Says:

    Caros Colegas

    Depois de analisar o indicado, concordo plenamente visto termos sido “aliciados” pela Engenharia e não pela saida profissional. Digamos que será mais como um novo Bolonha, quando queriam retirar “estatuto” aos cursos em vigor. Deixando por exemplo de ser gestão e administração publica para gestão publica (ex.)

    A reunião deveria de ser o quanto antes visto, o prof. Carlos Miguel ter dito que tinham que ser rápidos para a publicação do curso.

    Abraços e beijinhos.

    Carlos Moreira

  9. Manuel Amaro Says:

    Estimados colegas,

    Quando comecei por levantar esta questão não foi nunca por achar que o facto de se obter o grau de eng não seria benéfico para nós.
    A minha questão aqui prende-se mesmo e só com a designação. Como vários referiram as cadeiras leccionadas têm bastante a ver com SI e pouco com o Multimédia mas poucas serão as entidades patronais que irão interessar-se nas cadeiras que compõem o curso.
    Haverá colegas que apenas pretendem um grau, seja de Multimédia seja de SI para enfrentarem o mercado de trabalho, outros como eu, com carreiras em curso, preocupam-se que a nova designação se afasta do seu rumo.
    Quando ingressei neste curso, repito, Licenciatura ou Engenharia, a Multimédia era um pequeno acrescento à designação; “Sistemas de Informação E MULTIMÉDIA” actualmente vejo-me a frequentar um curso de Multimédia.
    Para mim é a única coisa que não me parece bem.

    Abraços

    Manuel Amaro

  10. Luis Branquinho Says:

    Caríssimos colegas,

    A maior parte de vós já conhece a minha opinião mas volto a frisar, não estamos a “comprar” bem o novo grau do curso.
    Com a nova designação os sistemas de informação deixam simplesmente de aparecer. Parece-vos bem? Na minha modesta opinião penso que não.

    Como também é referido pelo Manuel Amaro, poucas serão as entidades patronais que irão “esmiuçar” o conteúdo programático do curso, indo sim pelo nome (Engenharia Multimédia).

    Não estarão interessados em ser por exemplo: Administradores de sistemas?

    Cumprimentos,

    Luís Branquinho

  11. Luis Branquinho Says:

    Porque não, Engenharia de Sistemas Informáticos e Multimédia?

    Caso seja possível, é claro!

    Abreijos,

    Luís Branquinho

  12. Nuno Rodrigues Says:

    Colegas,

    Hoje como sabem vai haver uma reunião na AE com vista á recepção ao caloiro ás 18:00 na AE. Eu vou aproveitar e vou mais cedo para falar com o Prof Godinho ou Carlos Miguel para tentar saber quais são as nossas alternativas, quem quiser aparecer… eu estarei no ISLA por volta das 17:30. Proponho que se marque uma reunião entre todos os alunos de SIM (1,2,3 anos) na próxima semana.

    Cumprimentos,

    Nuno Rodrigues

  13. Fernando Carvalho Says:

    Lendo todas as opiniões chego à conclusão que o melhor seria mesmo uma alteração à designação do curso. Juntando o melhor dos dois mundos o nome de “Engenharia em SI e Multimédia” ou “Engenharia Multimédia e SI” permitiria manter o estatuto de Engenheiro e não escondia a vertente de SI, que verdade seja dita, falando por mim, é a parte mais chata do curso e por isso mais difícil de fazer, logo seria uma pena esconde-la…
    O problema vai ser mesmo a ANET aprovar, mas era bom fazer-se a essa sugestão.
    Infelizmente não vou poder comparecer na reunião hoje, mas se marcarem alguma reunião para a semana ou chegarem a alguma conclusão entretanto por favor comuniquem.

  14. Luis Mendonça Says:

    Acho que independentemente de ser benéfico ou não (aqui as opiniões dividem-se) o facto é que. se o curso tivesse esta designação desde o inicio, alguns alunos provavelmente não se teriam inscrito.

    Isto é grave e deve ser considerado por todos, mesmo aqueles que estão embebecidos por passarem a “Engenheiros”

    Não podendo estar presente na reunião, delego a minha opinião no Amaro Mendonça

  15. atmd Says:

    Caros colegas,

    O Nuno Rodrigues falou com o Prof. Godinho e Carlos Miguel e o nosso curso vai passar a chamar-se:

    ENGENHARIA DE SISTEMAS MULTIMÉDIA

  16. JGandara Says:

    Caros Colegas.

    Já não venho aqui fazer nada de jeito (visto estar tudo decidido).
    No entanto, acho que é melhor pertencer à Ordem dos dos Engenheiros do à Ordem dos Desempregados!

    Cmps
    Jorge

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: